Dicionário hebraico-grego-português

http://wwapi.babylon.com/components/translator/translator_gui.php?page-encoding=utf-8&interface-language=pt&dictionaries=2x8bccidc&template=blue-widget-180&order=x%259C34%25D714%25D11%25B6%25D411%25D011%25D411%2502%2500%251D%258D%2503E

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AS SETE TENTAÇÕES DE JOÃO 6 “Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” João 6:24-27 Um dos capítulos mais profundos da Bíblia Sagrada está no evangelho de João, capítulo 6. Ele traz em seu bojo preciosas pérolas doutrinárias a respeito da divindade de Cristo, seu sacrifício na cruz do calvário, a importância de recebermos Jesus Cristo como Salvador de nossas vidas, a provisão verdadeira que satisfaz a alma faminta, “Jesus é o pão da vida!”, é uma das palavras mais benditas que fortalece nossa fé. Fala também sobre a nossa salvação, de vivermos permanentemente unidos a Cristo, e nos dá a convicção da vida eterna e da ressurreição no último dia, juntamente com todos os remidos do Senhor. Fala do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, quando com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus sacia a fome de mais de cinco mil pessoas. Narra o episódio de Jesus andando sobre as águas, deixando os discípulos estupefatos e tremendamente apavorados. Temos a confrontação que Jesus faz a seus seguidores a respeito das verdadeiras motivações em segui-lo ou buscar a sua presença. Ele expõe de forma contundente as intenções mais profundas dos corações, desnudando-o completamente. Fala dos que se diziam discípulos e abandonam a Cristo, alegando que suas palavras eram duras e difíceis de serem entendidas e praticadas. Fazendo uma reflexão mais profunda, percebemos, pelos menos, sete tentações dos seguidores de Cristo. Também descobrimos, pelos menos, sete promessas para aqueles que um dia professaram a Cristo como Salvador de suas vidas. Os apóstolos, são confrontado por Cristo: se eles queriam também abandoná-lo, como milhares estavam fazendo; o apóstolo Pedro faz três declarações de fé, que é uma sublimidade da essência que deve habitar nos corações daqueles que verdadeiramente se entregaram a Cristo. SETE TENTAÇÕES QUE PODEM ATINGIR OS SEGUIDORES DE CRISTO 1. Motivações erradas em segui-lo. ” Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.” João 6:26,27 2. Espírito de incredulidade. “Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?… Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.” João 6:30,64ª 3. Deixar-se prender aos ensinos e tradições dos pais no passado e não dar lugar ao novo. “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.” João 6:31 4. Espírito murmurador. João 6:41,43,61 ” Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.” Foi esse espírito murmurador que trouxe disciplina e morte ao povo de Israel no deserto quando da caminhada até Canaã. Números 14:1,2,27; “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.“ I Coríntios 10:10,11 Essa tentação tem feito cair muitos daqueles que seguem a Cristo, hoje. 5. Espírito de insatisfação. “ Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” João 6:60 Muitos dos que estão seguindo Cristo, tem se deixado contaminar por esse espírito de insatisfação, e nada lhes é suficiente, reclamam de tudo, nada está bom. 6. Traição. “Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de Trair.” João 6:64b Judas andou com Jesus, foi um dos seus discípulos, escolhido para ser um dos apóstolos, separado dentre muitos que gostariam de está próximo do mestre. Mas, um dia, deixou de vigiar, e deu lugar ao diabo, deixou entrar um espírito de avareza, de ganância. Na sede de sua auto-satisfação, traiu aquele que lhe deu vida, e o único que poderia lhe dar salvação eterna. Quantos nessa vida que julgam servir a Deus, ou que pregam o evangelho, já traíram Jesus por uma porção de trinta moedas de pratas, e venderam a ética da vida cristã, trazendo sobre si a destruição? 7. Abandonar a Cristo. “Desde então muitos dos seus discípulos o abandonaram, e já não andavam com ele.” João 6:66 “Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” Hebreus 10:37-39 SETE PROMESSAS DE JESUS AOS QUE CREEM 1. Satisfação espiritual. Não teremos fome e nem sede espirituais. “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:35 2. Segurança da salvação. Não seremos lançados fora de sua presença. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37 3. Estaremos protegidos em sua mão protetora. Não haverá perdição eterna. “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca….” João 6:39a 4. Seremos ressuscitados no último dia. “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:40,44, 5. Para sempre seremos ensinados por Cristo. “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” João 6:45 “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” I João 2:27 6. Temos vida eterna garantida. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” João 6:47; “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3 Ou “viveremos eternamente com Ele”, João 6:51,54,58 Temos vida nele. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” I João 5:11-13 7. Permaneceremos para sempre com Cristo. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 6:56,57; “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” João 15:9-11 AS TRÊS DECLARAÇÕES DE FÉ DOS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE CRISTO “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” João 6:67-69 “A quem iremos.” Vs 68 Sem Jesus não somos nada. Sem Jesus não temos nada. Sem Jesus não temos norte, nem rumo. “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5 Jesus é o motivo do nosso viver e da nossa alegria. O Senhor é nossa suficiência. “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” Filipenses 3:7,8 2. “Tu tens a Palavra de vida eterna.” Vs 68 A Palavra de Deus me restaura, me dá sabedoria e alegra o meu coração. ” A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” Salmo 19:7,8 A Palavra de Deus alimenta minha alma, fortalece a minha vida e me traz esperança. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4 3. “Nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus.” Vs 69 O apóstolo Pedro não somente creu, mas conheceu o amor de Deus através de Jesus Cristo em sua vida diária. Rm 5:8 Somente uma fé sólida, e uma experiência inabalável com Deus nos fortalecerão em todos os momentos de nossa vida. A nossa fé em Deus tem que está entrelaçada com uma experiência pessoal e diária. Poderão vir tempestades, setas do inferno de interesses mesquinhos, setas de murmuração, insatisfação, disputas… Nada poderá abalar a minha fé e minha confiança no meu Deus a quem sirvo. Ele cumprirá o seu propósito em minha vida. “…e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” II Timóteo 1:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário